segunda-feira, outubro 29, 2007



Mãe, estou no Coral Polifônico Improvisado

A melhor maneira de aprender algo é no contexto de outra disciplina. Estava imaginando como os hominídeos foram impelidos para se expressar verbalmente, e começaram suas vocalizações para originar a fonte de todas as línguas atuais.

Imagine-se um bebê faminto na pré-história. É fácil advinhar os sons que, sem abrir boca, produziria para chamar a atenção da sua mãe: rhumm!. Talvez se a fome virasse raiva: RRHUMMM!

Todas as línguas compartilham certos fonemas em comum. Essas unidades comuns em todas as línguas derivam na estrutura fisiológica da nossa boca, nariz e garganta. Abrindo a boca e vocalizando, por exemplo, a vogal a é naturalmente produzida. Todo ser humano normal de qualquer língua pode dizer aaa. Quando o bebê faminto que imaginamos acima abrisse a boca para receber o leite da mãe: rhmm...aaa. MA!. É isso? MA. Seria MA a primeira sílaba vocalizada e MÃE a primeira palavra pronunciada pelo homem?

Uma coisa é certa, a maioria das línguas hoje possuem uma palavra para mãe que inclui a sílaba que também aparece no português, ma.

Inglês: mother, mom
Espanhol: madre, mamá
Línguas romanas: mater, madre
Húngaro: anya, mama
Letoniano: mamma, mâte
Alemão: mutter, mutti, mama
Noruguês: mor, mamma
Russo: mama

Lituano: motina; moèiute, motinëlë
Estoniano: ema
Francês: mere
Grego: mitera

wooops... espere!Veja uma lista mais completa aqui

[
http://www.word2word.com/howto/motherad.html]

Bem, estabelecida a atmosfera de outra "disciplina", a linguística, voltemos ao ponto:

A fala deu origem à música (como baiano, sou autoridade máxima nesse assunto maaainhaa!). Se a fala e a língua teve uma monogênese, por que não considerar assim também com respeito à música? (Em tempo e de passagem: monogenese da língua, ponto pacífico entre os lingüistas.)

Todas as crianças do mundo provocam as outras com certo padrão musical especial:
LA la LA la [descendo e subindo (nessa ordem!) uma terça menor (um tom e meio) com figuras de semínimas (notas de um tempo)].
Há as variações sobre o tema:
LA la LA la VOCÊ É muLHERZInha [adicionado colcheias (notas de meio tempo) e uma nota um pouco mais aguda no "LHER" de muLHERZInha].

Por que é assim?

Sendo a música universal, os padrões do tal coral polifônico improvisado não são tão frouxos como alguém pode pensar. A natureza humana ditará o tom.

Abdalan em 2004. Divagações
.
.

0 comentários: