segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Dia de Faxina
 
Resolvi fazer uma limpeza em meu pequeno escritório; jogar fora coisas que não mais me serviam, colocar gavetas em ordem, me livrar da bagunça. Fiquei alarmado! O que essas revistas e jornais antigos que jamais iria ler novamente, santinhos de candidatos e convites para reuniões passadas faziam ali? Encontrei até mesmo, perdida entre os papéis, uma estratégia de arranjar, dispor e classificar meus objetos, documentos e informações que eu mesmo fiz e havia perdido.

Há pessoas que têm tremenda dificuldade em se livrar da bagunça por uma simples razão: bagunça é coisa difícil de definir. Bagunça é coisa. Coisa em cima da cama, embaixo dela; em cima do guarda-roupa, dentro dele; coisa na escrivaninha, no armário, no carro e em todo lugar. É aquilo que nos impede de realizar tarefas de maneira direta – estão no meio do caminho. Sei que é limpo, mas você é organizado? Ser organizado é ser capaz de encontrar coisas que desejamos quando quisermos.

Li em algum lugar que bagunceiros têm uma visão pobre da sua própria desordem: exatamete o que é mais desafiante nesse assunto.

Resolvi checar:
  1. Você recebe revistas e catálogos que nunca lê, mas guarda pois pode decidir fazê-lo?
  2. Criou uma pilha de coisas a serem lidas e lá no fundo sabe que poderá não ler nunca?
  3. Há coisas não atuais sobre a sua escrivaninha?
  4. Você vez ou outra procura documentos importantes, contas e papéis e não encontra?
  5. Você compra coisas que não precisa, com dinheiro que não tem, para impressionar pessoas que não gosta? (brincadeira).
  6. Você fica embaraçado quando recebe visitas inesperadas por conta da bagunça na casa ou escritório?
  7. Há lugares em sua casa ou trabalho que estão tão cheios de bagunça que teme por sua vida ao abrir?
  8. Já perdeu compromissos e reuniões por não ter uma agenda onde organiza os afazeres?
  9. Você já esqueceu a razão de alguém ter ligado, ou esqueceu de anotar o número ou esqueceu de retornar uma ligação por ter um sistema de mensagens deficiente (agenda, to do list, bloco de notas)?
  10. Você tem problemas para dizer NÃO?
Para terminar, uma citação de Don Aslett em Clutter's Last Stand:

"A vida começa de fato quando você descobre quão flexível e livre você é sem bagunça"
.
.

3 comentários:

Ideias Barbara´s disse...

Só podia ser vc....
Bem, vou confessar logo que me vi em cada pergunta do seu post....parecia que vc tava escondido dentro do meu guarda-roupa...que coisa!!!
Indo mais além um pouco...não tenho vergonha da minha bagunça...já estou tão habituada que, por íncrivel que pareça, me perco quando arrumo as coisas. Simplesmente não consigo me lembrar onde guardo nada depois de ter feito a tal famigerada arrumação....affff
Tava com saudades das suas linhas.

Welcome Back!!!
Kisses
Barbara

P.s. Tá devendo uma visita pra mim lá no meu blog!

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eita, peguei o seu link num Blog de Vitória da Conquista e por acaso enconrei esse texto aqui. Muito interessante. O engraçado é que estou diante de um quarto q está numa situação complicada. Então vou terminar logo este texto para poder arrumá-lo, fiquei mais inspirada agora.