Rapport
Ouço cada vez mais essa palavra. Rapport. Estabelecer rapport. Estar em rapport. Praticar rapport.
Bom, estamos claros que os (bons) vendedores, nossos amigos mais simpáticos e as pessoas que consideramos carismáticas exercitam o tal rapport. Afinal, de que se trata?
Rapport é um tipo de relação marcada pela harmonia e afeição. Quando estamos em rapport com determinada pessoa, seremos tratados por ela como alguém que tem sua confiança e simpatia.
O estranho é que há certas técnicas simples que, quando corretamente aplicadas, segundo contam os estudiosos, criam a sensação de rapport em uma entrevista ou qualquer encontro. É possível que a pessoa com quem conversa imagine ter encontrado a alma gêmea. Será? Eis algumas das técnicas:
1] Estabeleça para si o mesmo ritmo do seu interlocutor. Entonação, velocidade da fala. Busque imitá-lo;
2] Busque espelhar seus gestos, expressão facial, maneira como se senta, imitando-os discretamente; torne-se um com o seu par;
3] Busque acuidade sensorial para entrar nas sensações que a pessoa com quem está conversando se encontra.
Estarão as pessoas que mais apreciamos praticando secretamente técnicas aprendidas em livros do tipo Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie (Editora Nacional), ou serão eles naturalmente irresistíveis?
Ah, bobagem!
De qualquer sorte, não apreciamos ninguém que fala conosco sem nos olhar nos olhos ou se desvia do assunto que propomos, certo?
.
.
segunda-feira, abril 07, 2008
Postado por Abdalan às 12:50 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário